26 de março de 2011

J'ai laissé ♪



J'avoue c'est pas le bonheur
Moi je rêvais d'amour
Aujourd'hui j'en ai plus le coeur
Je goûte et j'effleure
Nos je t'aime pour toujours
Qui lentement se meurent
J'imagine ce qu'il t'a dit, ce qu'il te fait, ce qu'il en pense
Je devine ce que tu vis à ses cotés en mon absence
[...]
J'ai laissé
Les fleurs du jardin se faner
J'ai laissé
Ton odeur sur l'oreiller
J'ai laissé
Les volets fermés tout l'été
Pour ne plus voir le jour se lever
Pour ne plus croire aux contes de fées

 - Christophe Maé


25 de março de 2011

Porte Saint-Dennis

Porte Saint-Denis (

 O Porte Saint-Denis é um monumento parisiense localizado na rue Saint-Denis (que é uma das mais antigas ruas de Paris). O Arco Saint-Denis foi projetado pelo arquiteto François Blondel e o escultor de Michel Anguier na ordem de Louis XIV, em honra das vitórias sobre o Reno e em Franche-Comté. Criado em 1672, substituiu um portão medieval das muralhas da cidade construída por Carlos V. Foi restaurado em 1988. 
  Esse arco triunfal foi inspirado no Arco de Tito em Roma. A face sul traz um grupo escultórico de Michel de Anguier de "A Passagem do Reno" enquanto a face norte traz figuras allegroical do Reno e Holanda. O entablamento contém inscrição "LVDOVICO MAGNO" : "Para Louis (XIV) o Grande". Esse monumento tem 24,65 metros de altura, 25 metros de comprimento e cinco de largura. 


A maravilha francesa do mundo das artes


Um passeio pelo Museu do Louvre é parada obrigatória de quem vai à Paris. É um recanto  que agrada  tanto aos amantes da arte como às pessoas comuns que, depois de um dia passeando pelo museu torna-se um apaixonado por arte. 
O museu é grandioso e une o antigo ao moderno e contemporâneo. Ao começar pela sua entrada pela Pirâmide com 21 metros de altura e 200 toneladas de vidro e vigas. Existe um robô, preparado para este fim, que se encarrega de efetuar a limpeza da pirâmide semanalmente. O prédio foi construído entre 1852 e 1857, durante Napoleão III, sendo de 1871 a 1989 o Ministério da Fazenda.
Quando se chega ao museu logo na entrada é fornecido um mapa (existe em várias línguas) para nos direcionarmos dentro do museu. Os visitantes podem seguir por três direções: Sully, Richelieu e Denon. Estas três regiões correspondem às três alas do edifício e levam os nomes de três grandes funcionários do estado: Sully (ministro da fazenda de Henry IV), Richelieu (ministro de Luis XIII) e Denon (primeiro ministro do museu central de arte durante Napoleão I. Existem também 04 níveis ( subterrâneo e do primeiro ao terceiro andar) e o mapa contém as sessões dentro do museu divididas em Antiguidades Orientais, Egípcias , Gregas, Romanas, esculturas e Louvre medieval.
As galerias que expõe as pinturas são as mais visitadas na direção Denon, principalmente por conter obras de pintores célebres no mundo das artes.
Uma das obras de maior destaque é a pintura de Leonardo da Vinci (1452 -1519)

La Gioconda
retrato de Mona Lisa.
Milhares de visitantes passam todos os dias e não conseguem deixar de admirar o quadro tão enigmático, onde a protagonista possui em seus lábios aquele famoso sorriso de indefinível tristeza onde temos a impressão que sua expressão muda constantemente.
Em um dia, com um bom planejamento você poderá conhecer as principais obras do museu. O endereço oficial do museu do Louvre é http://www.louvre.fr , onde você poderá fazer uma visita virtual em francês, inglês ou espanhol e poderá também adquirir ingressos para entrada no museu antecipadamente,assim como consultar o mapa do museu e a fotografia de algumas obras.




- Stevan Mikola